Racionais MCs

Racionais MC's é um grupo formado por quatro jovens: Mano Brown, Edi Rock, KlJay, que iam à estação São Bento do Metrô para apresentar suas rimas. Mano Brown é um dos vocalistas e compôs boa parte das letras do grupo. Edi Rock também é compositor e divide os vocais com Mano Brown. Ice Blue integrou o grupo por intermédio de Mano Brown e teve seu nome artístico inspirado na música "Nego Blue" de Jorge Benjor. Militante disciplinado da cultura Hip Hop, Kljay é o Dj do grupo, também considerado um dos melhores Dj's do Brasil. Apresentou o programa "Yo!" da MTV especializado em música RAP.

Mano Brown e Ice Blue formavam uma dupla, e KlJay e Edi Rock, outra. Foram reunidos pelo produtor Milton Sales e, em 1989, iniciaram sua carreira profissional com duas músicas ("Tempos Difíceis" e "Pânico na Zona Sul") no disco da coletânea Consciência Black, Vol. I, Gravadora Zâmbia, 1989, juntamente com outros rappers.

Desde então, procuraram, em sua canções, narrar as agruras de pobres e negros. Em entrevista dada ao Programa Ensaio da TV Cultura em 28 de janeiro de 2003, o quarteto descreveu como aconteceu esse encontro e a satisfação que sentiam por terem formado o grupo. A inspiração para o nome veio do disco do Tim Maia - "Racional" -, segundo explicou Mano Brown nessa entrevista.


Denunciando com seus RAP's o racismo, a violência policial e aquela gerada pelo capitalismo (miséria, fome, desemprego, etc.), os Racionais MC's consagraram-se como fenômeno do RAP e venderam milhões de discos e CD. Incontestavelmente, foram os grandes responsáveis pela difusão do RAP em todo Brasil.

A partir da década de 1990 os Racionais MC's passaram a divulgar suas músicas em todo Estado de São Paulo, fazendo, inclusive, aberturas de shows internacionais e apresentações na FEBEM. Em 1992, o grupo foi contratado pelas Secretarias de Educação e Cultura do Município de São Paulo para proferir palestras e divulgar suas letras em escolas públicas das periferias da cidade, abordando temas que afetavam a vida de grande parcela dos jovens socializados na periferia, tais como: racismo, violência policial, miséria, dentre muitos outros.

Os quatro integrantes do grupo ampliaram o debate sobre o orgulho étnico e contra o preconceito racial a partir do lançamento do disco "Escolha o seu Caminho" e passaram a se engajar mais efetivamente em projetos sociais voltados para os jovens afro-brasileiros pobres. Em 1993, os grandes sucessos "Fim de Semana no Parque" e "Homem na Estrada" foram bastante tocadas nas rádios especializadas em RAP e black music.

Embora desde essa época o sucesso das canções dos Racionais MC's tenha sido estrondoso, foi no ano de 1997 que o grupo se transformou em fenômeno da música brasileira ao lançar o CD "Sobrevivendo no Inferno.

Com esse trabalho, os Racionais recrudesceram o discurso crítico nas letras e a força das batidas da músicas, a fim de aprofundar a dissecação que promoveram do viver nas periferias e nos cárceres. Além de conquistarem, de forma inédita, simpatizantes de outras classes sociais, ganharam inúmeros prêmios, aumentaram a quantidade de apresentações.

Nesse ano, o grupo, em sua própria gravadora, filmou um videoclipe (da música "Diário de um Detento") cuja veiculação na MTV ajudou a alavancar as vendas do CD para cerca de um milhão de cópias.

Em 2001, já consagrados, lançaram o álbum duplo - "Nada como um dia após outro dia" - divulgado em todo o Brasil e em várias cidades de outros países.

Em 2004 gravaram o DVD "Mil Tretas Mil Trutas", apresentando show na Zona Leste de São Paulo e documentário sobre a apropriação cultural negra da periferia da cidade.

Trecho do texto: CARVALHO, João Batista Soares de. A importância do Hip Hop e do RAP  para parcela dos jovens de periferia. In: Revista Unicsul. São Paulo. Ano 12 - n. 15 - Junho 2007

Racionais Mc's - VidaLoka Parte 2 Original (HDBR 720p Legendado)


Fim de Semana no Parque - MTV 1994


Tô Ouvindo Alguém me Chamar - MTV


Magico de Oz - Edy Rock - Clipe de 1998



Racionais MCs falam e mostram a quebrada. MTV 1997



 Brown faz palestra em Belo Horizonte e fala da relação da comunidade com a escola na luta contra o vandalismo. Fala principalmente sobre a necessidade do jovem da periferia desenvolver um ofício, uma profissão operativa.




Making off das fotos de Mano Brown para a capa da Revista Rolling Stone Brasil





Making Off do Clipe Diário de um Detento na MTV 1997



Racionais ao vivo no VMB 98